Na Educação Infantil é importante oferecer à criança a oportunidade
de construir, de forma ativa, conhecimento de tudo que a cerca,
principalmente do ambiente onde vive, a fim de desenvolver habilidades
que lhe permitam organizar mentalmente as informações recebidas. É uma
fase de interação e troca de idéias que socializam os saberes, tornando
a aprendizagem significativa.
Assim sendo, desenvolver um projeto sobre a dengue é uma
prática social real que, além de conscientizar acerca do problema,
amplia o conhecimento de mundo desenvolvendo habilidades e capacidades
de ordens: física, cognitiva, afetiva, estética, ética e de relações
interpessoais.
Objetivo:
- Oportunizar vivências significativas, integrando as áreas do conhecimento, realizando trabalho sistemático de conscientização e prevenção à dengue.
Sondar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema em questão, através de conversa informal, com todos sentados “na rodinha”. Lançar questões:
- Quem sabe que bichinho é esse? (mostrar imagem do Aedes Aegypti)
- Ele transmite uma doença chama dengue. Quem já ouviu falar? Quando? Onde? Quem falou?
Aumentar as perguntas de acordo com a conversa, interesses e faixa-etária dos alunos.
Listar num cartaz os conhecimentos prévios.
- Em seguida, sondar as dúvidas provisórias dos alunos: o que ainda não sabemos sobre a dengue e temos curiosidade de saber?
Integrar os pais e/ou responsáveis no projeto, pedindo que ajudem pesquisando materiais interessantes para enriquecer o trabalho. O(a) professor(a) também deverá pesquisar.
Munidos do material explorar através de:
- Contação de histórias (como é transmitida a dengue)
- Dramatização (como se prevenir da dengue)
- Brincadeiras (cuidar de uma boneca que está “dengosa” – quais são os sintomas e como tratar)
- Rodas de conversas;
- Composição coletiva - os alunos falam a respeito do tema, criam histórias, poesias ou textos informativos e o(a) professor(a) organiza as falas sendo o escriba;
- Estudo da letra D – identificar através de pesquisas em jornais e revistas velhas, falar outras palavras que iniciam com D, nomes de alunos que iniciam com D, escrita espontânea da letra, identificar e escrever em maiúscula e minúscula.
- Representar através de desenhos e brincadeiras noções de prevenção a dengue;
- Ampliar noções de higiene e saúde a partir do estudo sobre sintomas e efeitos da dengue;
- Construir regadores de sucata e espalhar solução de água + água sanitária no jardim da escola;
- Criar cartazes e folders sobre o tema através de desenhos e técnicas de recorte e colagem;
- Criar dobraduras e máscaras do mosquito,
- Desenhos, pinturas e modelagens relacionados ao tema.
- Cantar, dançar e dramatizar com base no tema em questão;
- Desafiar os alunos a serem multiplicadores dos conhecimentos ajudando a conscientizar outros alunos, sua família e os moradores da comunidade, além de prevenir cuidando das plantas e examinando os terrenos.
- Contar letras da palavra DENGUE;
- Contar mosquitos (figuras previamente preparadas pelo professor);
- Representar a quantidade de mosquitos ditadas pelo professor através de desenhos;
- Identificar mosquitos grandes e pequenos, na frente de, atrás de, no lado esquerdo e direito, em cima e embaixo (de forma lúdica com base no mosquito previamente preparado pelo professor para realização da atividade).
Postar um comentário